quarta-feira, 22 de junho de 2011

Datas importantes - por Ir. Michael, obl. OSB

+

Revma. Me. Abadessa,
Estimadas diretoras dos oblatos do Mosteiro de São João,
Caríssimos irmãos oblatos (as), noviços, postulantes e candidatos à Oblação Monástica:
Tomo a liberdade de escrever-lhes estas breves linhas para recordar 3 datas importantes, duas das quais particularmente para nossa Abadia de São João Batista de Campos do Jordão e que pela brevidade de nosso encontro do último domingo podem ter passado desapercebidas por nós.
DIA 24 DE JUNHO: Festa de São João Batista, Patrono Principal de nossa Abadia:

Sempre que me coloco pensando na figura de São João como padroeiro de nosso mosteiro fico imaginando o que devo levar dele para o mundo onde estou; sim, pois o padroeiro do mosteiro também reflete um pouco de sua vocação. E qual seria ela... "preparai os caminhos do Senhor, endireitai suas veredas" ou ainda: "convertei-vos pois o Reino de Deus está entre vós!".
Deter-me-ei rapidamente nessas duas linhas de pensamento para nós oblatos. Preparar os caminhos do Senhor para nós oblatos e oblatas de São Bento no mundo seria levar o ideal de Cristo e a força que Ele concede a cada um de nós onde quer que estejamos: em casa, em nossa família, em nosso trabalho, em nossas ações na sociedade, com nossos amigos. Devemos simplesmente sermos nós mesmos e através disto levar às pessoas a figura do Cristo com o qual tivemos nosso "encontro pessoal" e que através dos ensinamentos de São Bento buscamos a plenitude em nossas vidas.
"Convertei-vos pois o Reino de Deus está entre vós!". São João Batista apontava para o Cristo: "Eis o Cordeiro de Deus..." assim, também nós, apontamos para Cristo e mostramos que apesar de nossas misérias e fragilidades humanas ele caminha conosco. Em vista disto cremos também que precisamos nos "converter" a cada dia, em cada gesto, em cada nova ação.
Sei que cada um e cada uma pode tirar outras conclusões e reflexões a respeito da figura de São João Batista, porém deixo aqui minha humilde reflexão para partilha com todos vocês.
DIA 1º DE JULHO: Aniversário da Bênção Abacial de Me. Myriam de Castro, OSB


No próximo dia 1º de Julho de 2011, nossa Reverenda Madre Abadessa Myriam de Castro, OSB comemora o 10º aniversário de sua Bênção Abacial quando foi oficialmente empossada como nossa abadessa. Devemos nesta ocasião render graças a Deus pela vida de tão grande pessoa que colocou-se nas mãos de Deus e que mesmo sabendo da sua pequenez e das dificuldades que certamente enfrentaria deu o seu sim generoso para servir e amar, para conduzir tantos outros e outras pelos caminhos de Cristo segundo as trilhas de São Bento e levar adiante o sonho iniciado por Me. Margarida Hertel, OSB e por Me. Dolores Souto Maior, OSB a tantos anos bem antes de sua decisão de entrar para o mosteiro e para a vida religiosa.
São 10 anos como abadessa do Mosteiro de São João onde nossa madre incansavelmente se desdobra para ver espalhar o suave odor do Cristo através de sua doação pela comunidade do mosteiro de São João e também por cada um de nós oblatos e oblatas que também temos nela uma presença de mãe e amiga de todos.

DIA 11 DE JULHO: Solenidade de NP São Bento


Dispensados maiores comentários, nesta data em que pelo calendário litúrgico da Santa Igreja comemoramos a Solenidade de Nosso Pai fundador, coloquemo-nos em união junto a tão grande intercessor e patrono que temos no Céu junto de Deus e peçamos a força dele para podermos continuar nossa caminhada e incessantemente como ele, até mesmo na hora da morte, termos os braços erguidos a Deus em fervorosas súplicas, clamando pela misericórdia e pelo perdão de Deus que é derramado sobre nós a cada dia para que tenhamos força de remarmos "contra a maré" e levarmos adiante a vocação de sermos presença de São Bento no século e na condição de vida que Nosso Senhor propiciou a cada um de nós.
Sei que muitas das vezes é difícil para nós oblatos, oblatas, noviços, postulantes e candidatos à oblação beneditina, em razão de nossos compromissos e responsabilidades pessoais e de trabalho, estarmos no mosteiro e com nossa comunidade monástica nestas datas, mas podemos e devemos um cada uma delas, elevarmos nossos pensamentos a Deus e colocarmo-nos em união de oração e de coração com todas nossas queridas co-irmãs do Mosteiro de São João e agradecermos a Deus por fazermos parte de tão especial e grande família espiritual da qual colhemos todos os dias inúmeras graças que nos são concedidas por Deus pela intercessão desta mesma família que ora por nós, seus oblatos, incansavelmente durante todas as vezes que se colocam no coro para a recitação do Santo Ofício e em especial quando estão reunidas em torno do Altar da Santa Missa.

Sempre unidos no Altar do Senhor,

Ir. Michael, obl. OSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário