domingo, 14 de novembro de 2010

Aconteceu...

Monjas Beneditinas visitam Caratinga

(publicado em 25 de Agosto de 2010)


As irmãs Maria de Fátima e Maria de Nazaré chegaram a Caratinga no dia 22 de agosto, para uma visita missionária histórica. Vieram pela primeira vez a Caratinga para se reunir com os oblatos, noviços e postulantes da Ordem Secular de São Bento vinculada ao Mosteiro São João Batista de Campos do Jordão.
Na oportunidade, se encontraram com o diretor espiritual do grupo de oblatos, padre Ademilson Tadeu Quirino. Estiveram com padre David José Gonçalves, pároco da Catedral, com o Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Raul Motta de Oliveira e com o Bispo Diocesano, Dom Hélio Gonçalves Heleno.



Aproveitaram para conhecer o Santuário da Adoração, o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário de Caratinga e a comunidade das irmãs Missionárias Nossa Senhora das Graças (irmãs Gracianas). Santo Antônio do Manhuaçu, distrito de Caratinga também recebeu as irmãs beneditinas.

 


Seu retorno para Campos do Jordão será nesta quarta-feira, dia 25 de agosto. Os oblatos de Caratinga agradecem a visita missionária e pastoral das irmãs e ficam aguardando o próximo encontro para estudo, reflexão, oração, partilha e confraternização.



Fonte: http://www.diocesecaratinga.org.br/site/noticias/noticias/710-monjas-beneditinas-visitam-caratinga
Fotos: Pe. Ademilson Tadeu Quirino






OS OBLATOS

No momento, o Mosteiro possui um grupo de oblatos que conta com quarenta e seis participantes entre oblatos, noviços, postulantes e candidatos, de diversas partes do país (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, São Paulo). Na cidade de Campos do Jordão se reúnem uma vez ao mês para discussões de temas referentes à Regra de São Bento e à vida monástica beneditina. Na cidade de Caratinga, Minas Gerais, formou um grupo de oblatos, que se reúnem todas as segundas-feiras e na cidade do Rio de Janeiro, há um pequeno grupo que se reúne todas sexta-feira.

Nossa primeira oblação data de 1987, e a partir daí o grupo vem crescendo paulatinamente. Contamos hoje com 15 oblatos, 6 noviços e 10 postulantes.



Os Oblatos da Diocese de Caratinga

Por volta do ano de 2007, Ir. Maria José, uma das monjas do Mosteiro São João, nascida em Caratinga, cuja família vive nesta cidade, passou a freqüentar a Casa de Maria e sua obra social. Como grande catequista e apóstola que era, divulgou a obra de São Bento para os participantes desta Casa. Alguns deles se apaixonaram por este ideal e manifestaram o desejo de serem oblatos. A partir daí a própria Ir. Maria José lhes ministrou os primeiros passos na formação e os levou até Campos do Jordão, onde fizeram o seu primeiro retiro espiritual. A partir daí, anualmente, os membros do grupo fazem um retiro anual no Mosteiro, ocasião na qual recebem formação, tem momentos de oração, aconselhamento e celebrativos.

Por morarem em cidade tão distante do Mosteiro, tem características peculiares, pois reúnem-se semanalmente para rezar o Ofício de Vésperas e terem o seu momento de formação. O grupo de oblatos de Caratinga é bem participante da vida da diocese como verdadeiros filhos da Igreja. Além disso, por serem em sua maioria membros da Casa de Maria, tem uma espiritualidade também mariana. Possuem uma coordenação local, sujeita à diretora dos oblatos e suas assistentes, bem como à Abadessa do Mosteiro São João. Além disso, possuem um padre na qualidade de orientador espiritual do grupo, que é Padre Ademilson.

A diretora dos oblatos é uma monja de votos perpétuos designada pela Abadessa do Mosteiro para exercer essa função, contando com assistentes. Atualmente, a diretora dos oblatos do Mosteiro São João é Ir. Maria de Fátima Guimarães, OSB, que conta com a colaboração de Ir. Maria Hildegardes Gomes, OSB e Ir.Maria de Nazaré Campos , OSB. A Abadessa do Mosteiro é Madre Myriam de Castro, OSB, é a segunda abadessa do Mosteiro, eleita em 14 de maio de 2001, e que recebeu a benção abacial em 01 de julho de 2001, das mãos do bispo diocesano, D. Carmo João Rhoden.


Nenhum comentário:

Postar um comentário