domingo, 23 de janeiro de 2011

De Roma, Ir. Maria de Fátima






CURSO DE REGRA DE SÃO BENTO NA TERRA DE SÃO BENTO
(Crônica de Ir. Maria de Fátima Guimarães, OSB, Diretora dos Oblatos Seculares da Abadia de São João Batista, que está em curso na Cidade Eterna)


No dia 27 de dezembro embarcamos no avião da TAP que partiu às 18h15. Foi uma viagem tranqüila. Chegamos a Lisboa no dia 28 e esperamos duas horas pela conexão. Em Roma chegamos a tempo de almoçarmos junto com as irmãs. Já tinha chegado Ir. Maria Luisa de Itapecerica da Serra e duas angolanas (Beneditinas de Tutzing).

No dia 29, junto com Ir. Maria Luísa, do Mosteiro Nossa Senhora da Paz, fomos até o Vaticano. Conhecemos a Basílica de São Pedro, pudemos rezar nos túmulos de João XXIII e João Paulo II. Infelizmente devido ao grande numero de turistas não dava para ficar muito tempo em oração. Mas nos lembramos de todas, principalmente daquelas que nos pediram orações especiais junto a eles. Também visitamos o museu do tesouro de São Pedro, onde estão muitos objetos antigos pertencentes ao Vaticano e de grande valor não só histórico, mas a maioria é de ouro. E muitas relíquias de santos. São objetos de valor inestimável. Neste dia Ir. Paula comprou vários ícones para o ateliê de Madre Dolores. No caminho de volta, quando descemos do trem na Estação Aurélia, tomamos o caminho errado. Mas chegamos a tempo do jantar.


 
O CURSO

As aulas tiveram início no dia 03 de janeiro. Temos Laudes às 6h15 e às 7h missa. Nos dias de semana a missa é em português só para o grupo e em dias de solenidades e domingos a missa é na Capela das Irmãs e pode ser em italiano, inglês ou português. Já houve missa em coreano, mas não participamos. Após a missa café e às 8h45 tem início a aula com Ir. Aquinata que termina 11h45, com dois intervalos – um de 5 minutos e outro de 15 minutos. Após o almoço descanso e às 14 horas estudo individual e em grupo até 17 ou 17h30. Às 18 horas Vésperas, jantar e Completas. Vigílias são em particular. Em alguns dias tem recreio. Às segundas feiras tem recreio cultural onde os participantes podem apresentar algo sobre o seu mosteiro. É provável que o façamos no dia 10 de janeiro.

Os ofícios de Laudes e Vésperas em alguns dias são com a comunidade das irmãs e em outros somente com o grupo. Nestes dias existe uma escala para os diversos mosteiros prepararem os ofícios e a liturgia da missa.

Além de rezar e estudar também tem o labora. Há escalas de serviço para o lava-pratos, arrumar refeitório, limpar sala de aula, tocar sino para horário das conferencias, leitura a mesa. Com isso Me Aquinata deseja que mantenhamos autêntica vida monástica.

Nos sábados temos o dia livre e aos domingos dia de recolhimento. Aos sábados pode-se sair para conhecer a cidade.

São 33 participantes sendo 4 monges e 29 monjas. Os monges são 2 de Vinhedo, 1 de Mineiros – MG e 1 da Abadia de N Senhora do Monte Oliveto. Temos 8 beneditinas de Tutzing de diversas regiões do Brasil, Argentina, Angola. Mosteiros femininos que participam do curso: Nossa Senhora do Monte, Visitação, Água Viva, Maria Mãe de Deus (Mineiros – MG), Regina Pacis (Ribeirão Preto), Nossa Senhora das Graças, Santa Escolástica (Portugal), Nossa Senhora da Paz, do Encontro, Nossa Senhora da Paz(trapistas de Angola), do Salvador, Santa Maria, Maria Mãe do Cristo, da Virgem.


 
PASSEIOS

Já visitamos as Basílicas de São Pedro, Santa Maria Maior, São João do Latrão, São Clemente e São Paulo Fora dos Muros, e as igrejas de Santa Plassede, São Martinho ao Monti, São Miguel. Encontramos fechadas as Igrejas de São Pedro di Vincoli e da Escada Santa. Andando chegamos até o Coliseu e caminhamos em torno vendo também as ruínas. Não entramos porque tem que se pagar 12 euros para entrar no Coliseu e pagar de novo para ver as ruínas do Palatino. Visitamos também uma igreja de Santo André no Monte Célio que pertence a padres melquitas e tivemos oportunidade de visitar o quarto onde Madre Teresa de Calcutá dormiu quando esteve em Roma. Ali tem uma relíquia dela que pudemos ver e fotografar. Foi uma graça, pois sabemos que as Missionárias da Caridade não gostam de fotografias em suas casas. Elas têm uma casa bem perto do Coliseu. Também pudemos ver o Castelo de Sant’Angelo que pertenceu a Adriano e hoje é museu nacional. Também não foi possível visitá-lo por dentro.

Participamos da missa celebrada pelo Papa por duas vezes – no dia 1 de janeiro e no dia 6 de janeiro quando se comemora aqui a Epifania. No dia 6 pudemos vê-lo a cerca de um ou dois metros de distancia, pois conseguimos bons lugares dentro da Basílica de S Pedro.

É comum encontrarmos brasileiros – turistas, religiosos ou moradores. Os religiosos até o momento são da Obra dos Santos Anjos, Legionários de Cristo e Apostolas do Coração de Jesus.

Havia uma programação para visitar a cidade de Assis, mas apesar de todos os planos, perdemos o trem. A passagem foi remarcada para o dia 22, e talvez coincida com a jornada mundial pela paz.

Também se vê igrejas onde os padres celebram sozinhos, com a igreja totalmente vazia. E há padres que parecem tão frios durante a celebração.


 
A COMUNIDADE DAS IRMÃS BENEDITINAS DE TUTZING

A comunidade é composta de irmãs brasileiras, coreanas, filipinas, alemãs, angolanas e da Namibia. Não há italianas.

Elas procuram viver uma autêntica vida monástica. São disciplinadas, organizadas, sóbrias. Mantém silêncio nos lugares regulares e falam sempre em voz baixa. São acolhedoras e tratam a todos com muito respeito e acolhimento. Seu ofício é muito bem preparado e orante. Rezam em italiano e gregoriano. Algumas vezes tem umas peças em inglês que é atualmente, a língua oficial da comunidade.

A alimentação é saudável e bem feita. O vinho e o pão estão presentes em todas as refeições. É o costume do país.

Tanto a cozinha como a limpeza são terceirizados – são firmas que fazem o trabalho. Na cozinha só entram a superiora e a irmã responsável pela cozinha. Ninguém mais tem licença de ali entrar nem fazer nada.

A Casa Santo Espírito é muito grande.A casa tem térreo, subsolo, 1 e 2 andar. Possui duas lavanderias – uma para lavar a roupa da casa e outra para uso das irmãs. Possui duas capelas e mais uma capelinha que chamam de cenáculo. Muitas salas de visita e reunião. Uma sala capitular e uma sala para capítulos gerais que possui equipamento para tradução simultânea. Tem um refeitório para hóspedes muito bem equipado. Tem aquecimento em todos os lugares. O assento de cada banco da capela principal é aquecido. Possuem um elevador. Realmente é uma casa de primeiro mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário